segunda-feira, 11 de junho de 2012

Entrevista - Uso do véu


Que coisa mais linda! A querida Barbara Lores do blog Donzela Cristã quis fazer uma entrevista comigo. Deus sabe que não sou merecedora. Quero ser somente Teu sacrário vivo.
Aí está. Adorei! Deus abençoe, irmã! Beijos! Caah
_____________



Hoje o DC apresenta uma entrevista com a Carina, donzela muito amável que escreve no blog Servindo por Amor a Deus e a IgrejaEstudante do Curso de Administração de empresas, cantora e membro da Renovação Carismática Católica, ela nos concedeu esta singela, mas profunda entrevista.

________________________________________________________________


DC - Carina, primeiramente, quem é você? (risos)
De onde você é, quantos anos têm, o que faz...?

Carina Caetano - Bom, me chamo Carina Caetano (prazer! =]). Sou de Osasco/SP.
Tenho 21 anos e já uso véu há quase 2 anos.
Sou da Paróquia São José, do Padre Marcos Funchal, Diocese de Osasco.

 

Revmo. Pe. Marcos Funchal


DC - Você desempenha alguma atividade na sua paróquia?

Carina Caetano - Então, atualmente só canto nas missas paroquiais e diocesanas,
mas juntamente com um seminarista criei um coral há 2 anos que hoje caminha sem mim
para as missas. Cantam em português e em latim tbm em missas tridentinas que acontecem na paróquia.
Eu era regente, mas por conta das correrias do último ano da faculdade, não tenho acompanhado tãão de perto.

DC - Entendi. Você faz faculdade de que?

Carina Caetano - Faço Administração de Empresas na Universidade Presbiteriana Mackenzie de SP. Estou no último ano, trabalho em uma indústria de compressores, no departamento de Marketing.
Não é questão de Me engrandecer, mas já ouvi diversas "historinhas" de que quem usa véu é atrasado na vida, não consegue nada... Pura balela. O véu não significa andar para trás, vai muito além disso... É andar pra frente, é reaver um sacramental até então não tão lembrado. É reconhecer o sagrado em si mesmo, pois somos templo do Espírito Santo (1 Cor 3,16) 

DC - É incrível mesmo o jeito com o qual as pessoas infelizmente julgam o piedoso uso do véu. Você sempre foi a favor?

Não. A princípio era contra. Lembro que há uns anos atrás, meu pároco deu uma formação sobre o véu. Não sei se eu era muito avessa ao assunto ou se não consegui ver profundidade no tema, mas não gostei. Fiquei um tempão sendo contra, mas  eu adoro desafiar a Deus... (risos)
Tudo aquilo que não entendo ou não concordo, tento procurar respostas, argumentos. E foi aí que comecei a procurar na internet sobre o assunto. Vi várias coisas, vários testemunhos no blogVelatam ad Dei Gloriam
e fui me interessando. Me lembro que procurei ajuda com um seminarista da paróquia, hoje padre, Douglas Pinheiro, o qual me instruiu a estudar mais e aí a coisa reverteu! (risos) Ao invés de ser contra, comecei a ser totalmente a favor e, inclusive, com textos e citações bíblicas, significados trazidos do Catecismo da Igreja Católica (CIC), desenvolvi uma apostilazinha simples sobre o assunto
a qual estou aos poucos divulgando no meu blog.
Além disso, muitas mulheres pedem aos padres mais explicações e tenho dado algumas palestras formativas sobre o assunto. O legal é que, além do véu, outros assuntos também vem a tona
como modéstia, modo de se vestir, símbolos litúrgicos, importância da Santa Missa... É sempre muito proveitoso. O véu acaba se tornando uma transformação na vida. Na sexualidade, afetividade,
na dignidade da mulher, na importância dela. No reconhecimento do seu papel  na sociedade.
na igreja e em casa... Às casadas: dona de casa, educadora, mãe e esposa.


DC - Muito bom! Adorei seu testemunho, Carina. O que você diria para as moças que, como eu e você, usam o véu sozinhas em suas paróquias?

Carina Caetano -  Primeiro de tudo: O véu não significa santidade de quem o usa. Se fosse assim, meu Deus!! Estava perdida!!! (risos) É o contrário. É admitir-se necessitada de Deus, de sua misericórdia.
Muito mais do que os nossos pecados, é sermos submissas à Vontade Dele para que Ele olhe o desejo do nosso coração em servir. É despir-se da nossa vaidade (afinal toda mulher adoora um cabelo de chapinha! risos).Ou que sentem no coração um chamado. Atenção: o véu não é obrigatoriedade às moças que usam. Não dá mais ou menos importância a quem usa ou deixa de usar. É um chamado a ter uma intimidade maior com o Senhor na Santa Missa. É guardar-se.
Eu às vezes tinha vergonha de usar. Hoje não mais. Contudo, em algumas missas não vejo ninguém usando e dá um friozinho... (risos) Mas, não deixo de usar por isso. Depois de um tempo, torna-se costume e o fato de deixar de usar causa uma "falta". Parece q falta algo para nos completar.
Portanto é isso: Força, coragem, fé e testemunho. Muito mais do que um véu bonito na cabeça (tenho uma coleção deles... risos), é essencial um coração sincero que queira adorar a Deus, ser templo do Espírito Santo, ser a representação da Noiva de Cristo que aguarda ansiosamente a sua nova Vinda.

DC -  Para finalizar, você poderia deixar alguma mensagem para aquelas que gostariam de usar o véu, mas não tem coragem ainda?

Carina Caetano - Às que não usam. Sejam ousadas! Estudem sobre o assunto, vejam fotos, vídeos... A internet tem sido um meio eficaz de evangelização. Isso nos fortalece na fé, nos dá ânimo novo de servir.
Às jovens, principalmente, é muito gratificante ouvir das pessoas dizendo "nossa, que belo testemunho".
É algo simples, mas de entrega verdadeira que agrada o Coração de Deus. A cada vez que levanto o véu sobre os cabelos sinto Jesus tocando meus pensamentos, minhas atitudes, meu coração.
E quando olho uma imagem de Nossa Senhora... Suspiro e digo: "Obrigada Mãe. Faz-me ser como a Senhora: Virgem do Silêncio, Sacrário Vivo de Cristo, Santa, Fiel. Intercede por mim".
Não há nada que pague isso tudo!

"No começo, eu era contra o uso do véu. Mas aos poucos fui estudando e me aprofundando no assunto e assim descobri quanta riqueza de significado há no uso piedoso do véu. (...) O véu não significa santidade da parte de quem usa, mas sim submissão àquele que é o Santo dos Santos. Não atribui soberania, mas sim submissão ao Deus soberano. Temos explicado tal significado às mulheres que se sentem chamadas à tal. Não é de uso obrigatório, mas àquelas que sentem no coração este desejo de, na sua pequenez, serem símbolo da Noiva que aguarda ansiosamente pelo Esposo. (...) Há grande riqueza de significados no uso do véu, piedosamente. Bendito seja Deus por permitir esta devoção, livre e completa, para a minha vida."


3 comentários:

  1. O que vc disse faz todo sentido. O uso do véu acaba fazendo nos voltar aos outros temas como a modestia e os outros q citou. Meu despertar para a tradição do q ensina a Santa Igreja foi depois do Tratado da Verdadeira Devoção q me levou a questionar o pq do véu e me fez conhecer a missa Tridentina. Todo o resto acaba virando uma consequencia do estudo e entendimento. Salve Maria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Deus vai clareando nossas idéias e moldando-nos com amor. É muito gratificante. Postarei mais arquivos Glaciane, acompanhe ! =]
      Deus abençoe!
      Carina

      Excluir