sexta-feira, 15 de junho de 2012

A Santa Missa

Revmo. Pe. Douglas Pinheiro Lima - Paróquia São Lucas

"O martírio não é nada em comparação com a Santa Missa. Pelo martírio, o homem oferece à Deus a sua vida; na Santa Missa, porém, Deus dá o seu Corpo e o seu Sangue em sacrifício para os homens. Se o homem reconhecesse devidamente esse mistério, morreria de amor. A Eucaristia é o milagre supremo do Salvador; é o Dom soberano do Seu amor." (São Tomás de Aquino)

"A Santa Missa é a obra na qual Deus coloca sob os nossos olhos todo o amor que Ele nos tem; é de certo modo, a síntese de todos os benefícios que Ele nos faz."  (São Boaventura)

"Todas as Missas tem um valor infinito, pois são celebradas pelo próprio Jesus Cristo, com uma devoção e amor acima do entendimento dos Anjos e dos homens, constituindo o meio mais eficaz, que nos deixou Nosso Senhor Jesus Cristo, para a salvação da humanidade." (Santa Matilde)

O Catecismo da Igreja Católica (n. 1358)  nos diz que devemos considerar a Missa:
- como ação de graças e louvor ao Pai;
- como memorial sacrifical de Cristo e de seu corpo;
- como presença de Cristo pelo poder de sua palavra e de seu Espírito.

A Santa Missa é a renovação do Sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo, que sendo verdadeiro Deus e verdadeiro homem, pagou pelos nossos pecados na cruz. Tal Sacrifício se torna presente na Santa Missa no momento em que o pão e vinho tornam-se verdadeiramente o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor (Catecismo da Igreja Católica, 1373-1381). O Santo Sacrifício da Missa é incruento (ou seja, sem sofrimento nem derramamento de sangue), ou seja, é o mesmo e único Sacrifício do Calvário, tornando-se verdadeiramente presente na Santa Missa para que possamos receber os seus frutos e nos alimentar da Carne e do Sangue de Nosso Senhor. Por isso o Sagrado Magistério nos ensina que "o sacrifício de Cristo e o sacrifício da Eucaristia são um único sacrifício." (Catecismo da Igreja Católica, 1367)
Portanto, “a Eucaristia é fonte e ápice de toda a vida cristã. Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, se ligam à sagrada Eucaristia e a ela se ordenam, pois a Santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa”. (Catecismo da Igreja Católica, n. 1324).

A fé na presença real, verdadeira e substancial de Cristo na Eucaristia assegura-nos que ali está o mesmo Jesus que nasceu da Virgem Maria, que viveu ocultamente 30 anos em Nazaré, que pregou a Boa Nova aos homens, morreu na cruz, ressuscitou e subiu aos Céus. É este mesmo Jesus que está presente em todas e cada uma das hóstias consagradas e em cada uma de suas partes ou mínimas partículas.
A Santa Missa é o acontecimento fundamental da nossa fé, de importância excepcional e singular; um momento de encontro particular com o próprio Deus que vem ao nosso meio por amor e misericórdia e se faz alimento para renovar-nos espiritualmente, para dar sentido ao nosso caminho, para ser a vida que transborda e fonte de toda Santidade.

“A felicidade que vocês procuram, a felicidade que têm o direito de saborear tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, oculto na Eucaristia. Só Ele dá a plenitude de vida à humanidade.” (BENTO XVI, palavra dirigida aos jovens reunidos em Colônia logo na festa de acolhimento, junto ao rio Reno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário